Passar do ponto (parte 2)

Ricardo LaudaresPrática Musical

No texto de ontem eu falei sobre passar do ponto. Passar do ponto lembra de cozinha: a carne passou do ponto. Ou: o tempero passou do ponto, precisava de mais sal. Ou talvez de menos… E essa é exatamente a metáfora para explicar “o ponto” de uma interpretação musical. 

Não existe algo concreto para definir qual é o ponto certo. Vai do bom gosto do cozinheiro, e esse vem da sua experiência. Além disso, a avaliação do que é bom varia de cozinheiro pra cozinheiro, e também de quem vai comer. 

No texto de ontem eu achei a performance vocal de Beyoncé na música do Rei Leão exagerada. Tenho certeza que outras pessoas não acharam. 

Hoje vou compartilhar outro exemplo de interpretação que passou do ponto na minha opinião.

Essa versão ao vivo da música Mr Jones – Couting Crows.

Só que diferente do texto de ontem, o que me incomodou não foi o virtuosismo técnico do cantor, mas sim a quantidade de variação que ele fez da melodia original*. 

No começo da música eu achei até legal… Pensei: “nossa, que interessante o jeito que ele cantou essas primeiras frases”. Mas o problema é que a música foi passando e ele quase não cantou nada como na original, me fazendo sentir como se a canção estivesse desfigurada, como se fosse uma caricatura da música… e aí eu parei de achar legal.

Pra continuar na metáfora da cozinha, era como se o tempero tivesse me surpreendido positivamente na primeira mordida, mas depois eu achasse que estava salgado demais, e deixou de ser prazeroso. Passou do ponto. Enjoou. 

A moral da história é que é preciso experimentar, testar e buscar o ponto certo de como vamos interpretar uma música. Provavelmente vai demorar pra chegar no ponto que consideramos o resultado equilibrado e maduro. E o mais importante, por melhor que esteja, não vamos agradar a todos. 

Ps: como essa é a música mais famosa do cantor é provável que ele cante ela toda diferente porque está enjoado da versão original, ou até pra irritar aqueles “fãs de uma música”  que compareceram ao show (dizem que os Los Hermanos não tocavam Anna Júlia nos shows pelo mesmo motivo).