Ouvindo todas as camadas

Ricardo LaudaresPrática Musical, Tirar música de ouvido

Anteontem eu fui num bloquinho de carnaval e tive a oportunidade de ficar bem próximo da bateria. Era um bloco que não se movimentava, então pude ficar nessa posição privilegiada o tempo todo.

Em um determinado momento, já meio cansado de pular e “dançar”, eu comecei a me divertir prestando atenção no ritmo de cada naipe de instrumentos, e passei por todos eles, 1 por 1. Foi um exercício bem didático, porque os instrumentos ficam repetindo os seus ritmos por muito tempo, então dá pra aprender e passar por todos instrumentos com calma.

É uma pena que hoje já está no final do carnaval, mas se por acaso você ainda for em algum bloco vale a pena fazer esse exercício. Na verdade, você pode fazer isso com qualquer tipo de música: prestar atenção no que cada instrumento faz, tentar separar o som dos instrumentos. Com instrumentos de percussão talvez seja mais fácil e mais divertido, mas a verdade é que essa é uma habilidade importante da percepção musical: conseguir ouvir a música em várias camadas.

Ps: Esse exercício deve ser mais fácil assistindo música ao vivo do que ouvindo uma gravação. Ao vivo você pode focar em cada músico de cada vez, e o som fica mais “separado”. Uma gravação de estúdio costuma deixar o som mais “chapado” e isso dificulta um pouco a percepção das camadas.