Os 4 Primeiros

Ricardo LaudaresViolão para iniciantes

Não importa se seu instrumento é Violão ou Guitarra, se prefere sertanejo ou rock n’ roll. Para aprender, você vai precisar saber alguns acordes básicos. Tais como:

Sol (G)
Ré (D)
Mi menor (Em)
Dó (C)

A ideia desse post é a seguinte: Se você ainda não sabe tocar nenhum acorde, sugiro que esses sejam os 4 primeiros. Eu explicarei Porque e Como praticá-los a seguir.

Caso você já saiba um ou dois acordes, mas não esses, você também vai tirar um bom proveito desse post.

Porque começar com esses 4 acordes?

Por 3 motivos:

  1. É fácil tocar esses acordes e é fácil mudar de um para o outro.
  2. Com apenas esses 4 acordes é possível tocar um número muito grande de músicas.Isso é algo bem conhecido na internet, pelo menos desde 2009, quando o Axis of Awesome (uma espécie de grupo musical que faz Stand-up Comedy) ficou famoso tocando sucessos dos últimos 40 anos usando apenas 4 acordes. Depois disso centenas ou milhares de pessoas fizeram vídeos mostrando como tocar tudo quanto é tipo de música com apenas 4 acordes, desde Youtubers até o Ed Sheeran.
  3. O terceiro motivo é mais técnico e tem a ver com a minha experiência com alunos iniciantes de violão: Eu percebi que é interessante treinar acordes que tem um dedo em comum – um dedo que não sai do lugar na troca de acordes de um para outro. Eu explico melhor na próxima seção:

Como aprender esses acordes:

Não existe uma forma única de tocar um acorde. As vezes é possível substituir esse acorde por uma variação do mesmo – que pode ter um nome diferente e até o som um pouco diferente. O importante é que o acorde continue com a mesma função na música.
Por isso, para cumprir os motivos 1 e 3 que descrevi acima eu tive que substituir os acordes tradicionais:
G, D, Em e C
imagem do diagrama de acordes do cifraclub G D Em C

por G6, D9 Em7 e C9
Acordes G D Em C de um jeito mais fácil de tocar

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Vivemos na era da informação. E ela se encontra em excesso. Eu escrevi os nomes corretos dos acordes acima – coloquei um monte de números do lado deles. Mas por enquanto você não precisa se preocupar com esses nomes complexos. Por isso, na imagem eu coloquei um asterisco.

Portanto, sempre que você ler uma cifra G, D, Em ou C, você pode tocar do jeito mais fácil que eu mostrei na última imagem. E assim que ficar fácil sugiro que você faça os acordes “tradicionais” da primeira imagem.

Dito isso, agora é hora de começar a treinar. Mas antes é preciso que você saiba qual é o objetivo:

Na verdade são dois:

(1)O primeiro é conseguir ler a cifra (a letra G, D, Em ou C) e posicionar os dedos no local adequado imediatamente.
(2) E o segundo é conseguir trocar de um acorde para o outro, também da maneira mais rápida possível.

E Finalmente…

Como treinar:

1. Memorizar os acordes e associar os nomes com as cifras (letras G – Em – D e C)

Vou fazer o primeiro e você faz os outros seguindo o exemplo:

Letra G = Sol. O dedo 2 (médio) pressiona a casa 3 da corda mais de cima. o dedo 1 pressiona uma corda abaixo uma casa para trás (casa 2).

Faça o mesmo com as letras D, Em e C. Confira o diagrama de acordes até decorar.
Acordes G D Em C de um jeito mais fácil de tocar

2. Toque todas as sequências possíveis dos 4 acordes:
tabela com todas as combinações dos acordes G D Em C
Clique aqui para baixar a imagem.

Essa aula termina por aqui. Os próximos passos são: (1) adicionar um ritmo/batida para tocar esses acordes (Eu ensino um bom ritmo para você começar no curso gratuito Violão do Zero) e (2) tocar músicas com esses acordes… Se você quiser uma lista de músicas para treinar Inscreva seu e-mail na lista abaixo.
Obs: Pessoas que já estavam inscritas no curso (gratuito) Violão do Zero já receberam esse material no e-mail cadastrado.

Receba uma lista de músicas para treinar esses 4 acordes: