Os 20 primeiros acordes

Ricardo LaudaresPrática Musical, Violão para iniciantes

Eu já escrevi sobre os 4 primeiros acordes com os quais eu sugiro que um iniciante comece a aprender violão. Inspirado no meu texto sobre Pareto e os acordes, hoje vou continuar esse tema e sugerir os próximos 16 acordes, somando 20 no total. Seguem:

  1. G, D, Em, C9
  2. Bm, C, Am, F, Dm
  3. A, A7, E, E7
  4. F#m, F#(7), B(7), C#m
  5. Gm, Bb, Cm

Eu escolhi esses acordes baseados em alguns critérios: Eu queria acordes possíveis de fazer sem pestana, mesmo que levemente adaptados (eu mostro como fazer a maioria deles aqui nessa playlist do Youtube). Eu procurei ignorar notas adicionadas nos acordes* (como 4, 9, 7M), ou alterações no baixo (como D/F#), e eu sugiro que o estudante iniciante simplesmente ignore essas informações ao ler as cifras. 

Eu escolhi a ordem dos acordes baseado na minha própria experiência como professor. Essa é uma das possibilidades, mas não é a única, definitivamente. O importante não é a ordem, mas o método. Escolher poucos acordes de cada vez e assimilá-los bem. Não precisa deixá-los perfeitos, mas é importante ter algum domínio, algum nível de automatismo.  

Uma última observação. Embora eu tenha escolhido 20 acordes sem pestana e sem alterações, não quer dizer que é preciso aprender todos estes antes de praticar acordes mais complicados, com pestanas, ou power chords (que eu tanto falo aqui). Ao contrário, eu diria que depois de aproximadamente uns 10 acordes o aprendiz já está pronto para desafios maiores…

*O único tipo de acorde com notas adicionadas que eu incluí foram os acordes com sétima (ex: E7) O motivo é que esses acordes são muito importantes e fazem uma diferença estrutural na sonoridade (falarei mais sobre isso no futuro).