As notações da Música Popular tem muitas coisas que não estão escritas. Normalmente o ritmo é uma delas. E não tem nada de errado nisso, porque faz parte da cultura desse tipo de música pegar parte ou todas as informações de ouvido e de memória. Isso é uma habilidade, que é muito importante.
O problema não é que as informações não estão escritas. Mas tem algumas coisas simples que poderiam ser feitas para melhorar essa comunicação. Veja o exemplo tirado de uma videoaula ensinando um ritmo básico de violão:
E agora veja o mesmo desenho com algumas alterações minhas, que dariam exatamente o mesmo trabalho para serem colocadas na edição do vídeo:
Nesse segundo exemplo eu coloquei espaços indicando onde o ritmo se divide, onde ele tem pausas. Fica muito mais visual para o aluno entender que ele tem que dividir esse ritmo em partes.
O mesmo problema acontece com as letras nas cifras. Pelo escrito não dá pra ver qual sílaba dura mais, onde tem uma pausa. Veja o exemplo na Cifra da canção Será – Legião Urbana:
Pelo visual não dá para ler: “Seráaaaaaa… só imaginação” Você tem que conhecer a música para aplicar o ritmo no que está escrito.
Até daria para colocar os espaços na cifra, mas agora eu vejo algumas dificuldades técnicas. O espaçamento poderia comprometer a visualização em diferentes telas, poderia desconfigurar mais facilmente. Outro problema, daria muito mais trabalho pegar a letra e alterar todos espaçamentos, colocar vírgulas, etc…
Para concluir: Faz parte do seu trabalho conhecer o ritmo da melodia, e você tem que aprender isso de ouvido e memorizar. Faz parte do seu trabalho pegar as informações escritas e adequar o ritmo de acordo com a sua percepção e memória.
Por outro lado, para quem escreve a cifra, sempre que for possível deixar o ritmo mais claro, você está fazendo um trabalho melhor. E se você está criando conteúdo para quem está começando, você deve se esforçar em dobro para deixar o ritmo claro, porque o estudante ainda não tem essa habilidade de assimilar os ritmos de ouvido.