O que parece mais fácil agora

Ricardo LaudaresPrática Musical

Muitas vezes o jeito intuitivo de tocar alguma coisa parece ser o jeito mais fácil de fazer aquilo. Mas na maioria das vezes existe uma técnica que traria mais eficiência. O problema é que praticar essa técnica é mais trabalhoso do que continuar tocando daquele jeito mais fácil.

Exemplos: Tocar a palheta só pra baixo é mais fácil do que aprender palhetada alternada. Usar os 4 dedos, em especial o dedo mindinho é mais difícil do que usar apenas os dedos mais fortes. Dedilhar com consciência de qual dedo vai em cada corda e manter um padrão é mais difícil de simplesmente deixar o reflexo mandar em qual dedo vai em qual corda.

Esse problema é bem comum para os auto-didatas. Como eles não tem a orientação de alguém mais experiente, eles escolhem o caminho que parece funcionar melhor para eles. Falta alguém pra falar:

“Olha, funcionou desse jeito, mas se você fizesse desse outro que parece ser mais difícil agora, daqui a um tempo você vai ter mais técnica. Isso que você está tocando vai ficar mais fácil, assim como as próximas músicas também vão ficar mais fáceis”.