Meu método seria baseado em dois textos que já postei aqui. O de ontem, sobre Vocabulário e Linguagem em Uso, e o outro sobre o princípio de Pareto (80/20).
Basicamente eu faria o seguinte: Pegaria a lista das 100 palavras mais usadas no Inglês, e ensinaria todas elas. Mas não isoladamente, como no exemplo abaixo:
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the = o, a, os, as.
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of = de, do, da.
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and = e.
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a = um, uma.
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to = para.
Eu criaria frases com sentido procurando usar qualquer uma das 100 palavras mais utilizadas, com a maior variedade possível.
Eu procuraria ensinar frases que são úteis no dia a dia, para uma pessoa que vá viajar, ou que assiste séries em Inglês, ou que gosta de músicas em Inglês. Se possível eu pegaria exemplos reais (trechos de séries, de músicas, imagens) para que a pessoa tenha mais coisas para ancorar na memória. Eu ensinaria a ler, pronunciar e a ouvir. O objetivo final seria que o aluno aprendesse o significado e a tradução de todas as 100 palavras a partir de uma prática com contexto, a partir de colocar a linguagem em uso, como falei no texto de ontem.
E se você estava pensando que esse texto não tinha nenhum relação com Música, se enganou.
Esse exemplo é exatamente o que eu faço ensinando violão para iniciantes. Ensino um pequeno número de acordes, aqueles que são os mais usados, e aplico em várias e várias músicas. A mesma coisa com o ritmo. Ensino um, no máximo dois ritmos básicos e aplico em várias e várias músicas.
Quanto menos tempo o aluno tem pra praticar, menos quantidade de material eu ensino. Eu crio variedade a partir de músicas novas com as quais o aluno pode praticar aquela pequena quantidade de materais que aprendeu, o que no meu exemplo do inglês corresponderia a inventar frases diferentes priorizando as mesmas palavras mais frequentes.