Há alguns anos eu tentei aprender no Youtube, mas sem sucesso. Achei que seria fácil, mas não foi. Essa foi a primeira lição: O fato te ter instruções não garantem que eu vou conseguir aprender. A prática é sempre diferente do ensinamento.
A segunda lição eu aprendi vendo meus amigos. Eu ainda não tinha aprendido a fazer os nós, e continuei guardando minhas gravatas com o nó dado. E no casamento de um grande amigo onde eu e outros amigos fomos padrinhos, uns 2 ou 3 tiveram muita dificuldade para dar o nó. Também procuraram no Youtube, tentaram várias vezes, e por fim conseguiram, mas passaram um aperto.
Lição 2: não aprenda algo importante na última hora.
Nesse mesmo dia, não fiquei muito satisfeito com o meu nó de gravata. Estava um pouco torto. Mas como meus amigos também estavam com dificuldades, não tinha pra quem pedir ajuda. Acho que essa foi a principal lição pra mim. Não valia a pena ficar enrolando. Eu quase nunca uso gravata, então o incômodo de não saber dar o nó acontece com pouca frequência. Mas eu precisava arrumar um jeito de parar de enrolar e aprender essa habilidade. Decidi: no próximo casamento eu vou dar o nó de gravata eu mesmo.
Lição 3: Não enrole para aprender uma coisa que está te incomodando. Uma vez que você identificou o incômodo, aja imediatamente ou coloque uma data limite para tratar do problema.
No meu caso, a data era um outro casamento no mesmo mês, o que deve ter ajudado, porque a sensação de incômodo ainda era recente.
Dessa vez eu usei a lição 2 e resolvi aprender com antecedência. Na verdade foi no mesmo dia do casamento, mas muitas horas antes. E se pudesse voltar atrás, mesmo tendo dado certo, eu teria feito com pelo menos 1 dia de antecedência.
Procurei no Youtube alguns vídeos, até que achei esse, com o qual eu consegui aprender. A melhor parte desse vídeo é o final. Nele tem uma lição que eu já conhecia bem como professor e aprendiz de Música. Ele diz:
“O que é importante dizer: Vocês não vão acertar esse nó da primeira vez não…
Vocês vão precisar refazer, refazer, refazer… tem que ter paciência, tem que ter tempo…
Se você estiver indo para uma festa, para um casamento, se prepara para uma batalhazinha…”
A quarta lição é: O aprendizado não acontece de primeira.
Essas lições servem para aprender qualquer habilidade. Como esse blog é sobre aprender Música, faço o paralelo:
Lição 1: Nem sempre você vai conseguir entender um vídeo ou explicação de um amigo ou professor. É importante tentar mais de uma vez, ou mudar a fonte da instrução se aquela não estiver funcionando.
Lição 2 e 3: Não existe última hora para aprender Música, nem a “necessidade” de aprender música. Pode existir uma vontade de aprender… Pode existir o incômodo de quem quer começar e nunca começa. E se esse incômodo existe em você, provavelmente seria bom começar o mais breve possível.
Lição 4: Nenhum aprendizado interessante acontece de uma vez só. Qualquer técnica ou conhecimento mais elaborado precisa de ser praticado muitas vezes.
Mas a palavra muitas é relativa. No caso da gravata, na primeira vez que eu tentei eu achei que ia conseguir de primeira. E desisti. Quando eu consegui de fato, anos depois, eu tentei apenas 3 ou 4 vezes. Meia Hora.
Ou seja, “muitas vezes” podem nem ser taaantas vezes assim. Pensar que vai ser mais de uma já ajuda a criar uma expectativa mais leve.