Hoje de manhã eu estava com mais tempo livre e decidi aproveitar para escrever alguns textos para o blog. Depois de mais de 1 hora tentando escrever eu fiquei bem frustrado porque não consegui produzir nada. Escrevi alguns rascunhos, mas nada ficava bom.
Até que eu desisti, e fui tomar banho. Por algum motivo sobrenatural, parece que nesses 10 minutos aconteceu um milagre, as minhas ideas se alinharam e com apenas mais alguns minutos os meus rascunhos viraram textos finalizados.
Nesse momento eu me pergunto: Será que eu realmente não produzi nada mais cedo, ou será que eu apenas não produzi “resultados”? Afinal, o processo foi importante, as ideias já estavam sendo processadas e organizadas lá.
Eu entendo minha frustração, porque minha expectativa era ter finalizado um ou dois textos naquele tempo. Mas o que eu acho interessante é a sensação que tive de que não houve progresso, embora agora eu perceba que houve.
Eu compartilho essa história aqui porque imagino que alguns alunos também devam passar por isso. Treinar e sentir que não progrediram porque o resultado não veio. O resultado às vezes vem mais tarde do que a gente espera, mas isso não quer dizer que o esforço empregado foi em vão.
Ps: eu gastei 6 minutos para escrever esse texto.