Não compre o instrumento mais barato

Ricardo LaudaresAprender um Instrumento Musical

Vou ensinar meu método para descobrir uma marca de instrumentos ruim: Veja qual marca fabrica instrumentos para crianças que tem o menor preço.

Funciona mais ou menos assim: A criança fala pros pais que quer ganhar um instrumento. Mas os pais não tem como saber se ela vai brincar com o instrumento por uma semana e nunca mais encostar nele, ou se ela vai tocar pro resto da vida. Na dúvida, muitos pais escolhem o instrumento mais barato, porque o risco de desperdiçar dinheiro é menor.

Péssima ideia!

Sabendo disso, algumas marcas fabricam um instrumento com o menor custo possível, sacrificando muito o seu acabamento, qualidade, afinação, etc.. Essa economia pode ser um tiro no pé. Por causa dela uma criança pode deixar de ter prazer em tocar, porque o instrumento é duro, e o som horrível.

Embora esse fato aconteça muito com crianças, também acontece com adultos, que com medo de não conseguirem aprender o instrumento optam pelo mais barato. Mal sabem eles que um instrumento barato e/ou desregulado pode ser o maior obstáculo para aprender. 

Eu entendo esse medo de comprar um instrumento e depois ele não ter mais utilidade. Mas pense o seguinte, se você comprou um instrumento de boa qualidade e mandou regulá-lo, esse instrumento tem valor. Se por acaso ele ficar encostado no futuro, basta vendê-lo. É muito mais fácil vender um instrumento bom do que um ruim. E instrumento musical não é igual a um celular ou um computador que se desvaloriza com o tempo. Ao contrário. A minha primeira guitarra que eu comprei por 850 reais, hoje usada, quase 20 anos depois, vale mais do que isso.