Nesse post vou explicar uma nova técnica que tenho usado para decorar letras de música, e que também serve para memorizar os acordes de uma música. Esse foi o tema da minha aula semanal do Youtube, a qual você pode assistir no vídeo abaixo, ou clicando aqui.
De onde surgiu essa técnica memorização
Estudando o livro Como Aprendemos (How We Learn, de Benedict Carey) eu descobri um experimento onde alunos tiveram que estudar e memorizar um poema por alguns minutos. Em seguida, eles fizeram um teste onde foi medido quantas frases conseguiram se lembrar corretamente. Poucos dias depois esses alunos repetiram o teste (sem estudar novamente o poema) e eles conseguiram lembrar mais frases do que da primeira vez.
Isso contraria o senso comum de que quanto mais tempo se passa, mais se esquece.
A prática é mais importante do que a técnica de memorização
A seguir eu vou explicar a técnica que desenvolvi baseado no experimento acima.
Mas antes é importante dizer que independente de qual técnica usar, memorizar é uma habilidade, que é desenvolvida com a prática.
Não existe memória ruim, ou boa. Isso dá a ideia de que memorizar é algo que vem naturalmente, quando na verdade é fruto de um trabalho. Um trabalho que quanto mais vezes realizado, mais fácil fica.
Explicando a técnica de decorar músicas
Vou começar explicando como eu faço com a letra da Música:
Se for uma letra totalmente desconhecida eu faço o seguinte:
- Estudo a letra. Eu posso fazer isso só escutando a música, e posso ler a letra também. O ideal seria fazer só o primeiro, ou os dois. (muitas vezes eu escuto e vou anotando o que escutei).
Se a letra já for conhecida, mas tem algumas dúvidas, eu posso pular esse primeiro passo e ir direto pro segundo:
2. Sem ler ou escutar a música, eu escrevo num papel ou num computador o que eu lembro da música. Os pontos onde eu não me lembro eu deixo em branco (……), os pontos que tenho dúvida eu marco com interrogação (?).
O próximo passo é conferir a letra para identificar os erros e acertos:
3. Eu pego a letra de um site e faço as correções. Eu anoto quais foram os erros para uma conferência futura.
Idealmente, depois de 1 ou 2 dias (não é bom passar muito disso no começo) eu repito os passos 2 e 3. Aqui eu procuro verificar quais erros foram repetidos em ambos os testes. Isso me ajuda a concentrar nos pontos que mais preciso:
4. Repito o processo e verifico quais foram os erros repetidos e os (possíveis novos erros). Anoto de novo para quando eu repetir esse passo eu possa fazer uma nova avaliação.
Eu repito o passo 4 até ficar satisteito (ou porque já não estou errando mais, ou porque já ficou muito chato de fazer! hehehehe)
Uma última observação:
Durante esse estágio eu apenas escrevo a música, ou talvez até cante e grave, mas ainda sem me acompanhar no violão. Isso porque eu quero deixar minha atenção 100% dedicada a lembrar da letra da música.
E como eu faria pra memorizar os acordes
Caso você esteja decorando os acordes e a letra da mesma música, talvez eu começaria a cifrar a letra.
Portanto, eu seguiria os mesmos passos, mas adicionaria a cifra nas sílabas em que acontece a troca de acordes.
Eu tentaria fazer isso sem o violão em mãos, mas se ficar muito difícil pode pegar o violão também, mas sem consultar a cifra.
Eu também anotaria somente os acordes
Uma outra opção, que eu acho mais interessante pra memorizar os acordes, é anotar o que chamo de estrutura cifrada, que é a sequência de acordes, sem a letra da música. Se você não sabe o que é isso confira esse outro texto do blog, que também tem uma aula do Youtube:
https://ricardolaudares.com.br/cifras-e-a-estrutura-da-musica/
Eu sugiro seguir os mesmos passos para escrever, conferir e avaliar a estrutura de acordes que você está memorizando.