No meu processo didático eu escolho cada próxima música do repertório do aluno pensando no que essa nova música tem como elemento mais importante a ser trabalhado naquele momento. Muitas vezes a música tem apenas um elemento interessante. Mas às vezes ela tem diversos.
Todos os posts que eu escrevi nos últimos sete dias foram inspirados, direta ou indiretamente, em questões que trabalhei em aula a partir da música Meu Abrigo, da banda Melim. Os elementos interessantes trabalhados nessa música foram:
- O ritmo de Reggae, que é interessante devido à peculiaridade de acentuar os contratempos, e não os tempos fortes.
- Esse treino rítmico fica melhor ainda quando aparecem algumas convenções rítmicas deslocando a acentuação para os tempos fortes.
- Essa música é possível de tocar só com pestanas. Utilizar acordes só com pestanas, ou só com power chords, é uma maneira muito interessante de perceber a relação dos acordes pela espacialidade.
- Essa música sobe de tom 2 vezes. Nesse caso a relação espacial fica mais aparente ainda, porque basta fazer os mesmos acordes na mesma sequência 2 casas pra frente a cada mudança de tom.
- E por fim uma questão teórica. A cifra utiliza o acorde de G# ao invés de Ab (que seria o tom mais adequado, pois é mais simples). Mas como eu expliquei nesse texto, os bemóis costumam ser evitados em algumas cifras de música popular.
Ps: Na verdade um dos textos dos últimos sete dias não foi inspirado pela música Meu Abrigo. O texto sobre paciência. Porém, paciência é um recurso muito importante para aprender qualquer coisa, inclusive muitos desses elementos sobre os quais escrevi na última semana.