Bom, eu não estou falando para você tocar Faroeste Caboclo ao vivo sem saber a letra, nem estou falando para você tentar a sorte no The Voice sem ter memorizado bem a letra da canção que você vai cantar (se você treinou muito e ainda assim errou, talvez não seja o fim do mundo, mas você tem que fazer seu dever de casa antes).
O que quero dizer é que, dependendo do seu objetivo, errar a letra é um detalhe mínimo. Por exemplo, eu publiquei um vídeo tocando a Música Lembre de Mim no Youtube. Meu foco era o violão, eu tirei de ouvido do jeito mais próximo do original que eu consegui, e até então eu não tinha encontrado ninguém no Youtube tocando da forma como eu toquei. Só que quando eu gravei o vídeo eu errei a letra. Eu até percebi, mas eu achei que isso não era relevante.
Para quem está começando a tocar e cantar, uma dica. No começo, escolha uma música que você sabe de cor. Já tem tantas coisas para você pensar e coordenar, que não vale a pena gastar energia e atenção tentando lembrar uma letra que você não sabe bem.
E na dúvida, erre a letra e continue concentrado em tocar.