Habilidade e a renda variável

Ricardo LaudaresPrática Musical

No último ano eu estudei um pouco mais sobre finanças pessoais e investimentos. Eu li 4 livros, os quais eu deixo os links aqui para quem tiver interesse (1,2,3,4 – todos em inglês). 

Mas o que isso tem a ver com aprender Música? Bem, me ocorreu que algumas pessoas, especialmente no início dos seus estudos, encaram o aprendizado do instrumento como um investimento em renda fixa (ex: Poupança), quando na verdade ele se parece mais com um investimento em renda variável (Ex: Ações na Bolsa de Valores).

Por exemplo: Toda vez que eu coloco 100 reais na poupança eu estou 100 reais mais rico. No entanto, nem toda vez que eu estudo 100 minutos eu consigo perceber que de fato eu melhorei. Algumas vezes sim, mas em outras parece que mantenho a mesma habilidade, e eventualmente até tenho a sensação de piora.

Por isso, é importante imaginar que o desenvolvimento de uma habilidade é como a renda variável. Às vezes o seu investimento parece não sair do lugar, mas a persistência e o comprometimento faz com que, consistentemente, seu progresso dê saltos significativos. Por outro lado, assim como na renda variável, se você desiste antes da hora, você vai achar que aquilo não funciona, quando na verdade, faltou visão de longo prazo. 

ATENÇÃO: Eu não sou nenhum conselheiro financeiro.O único investimento que eu te sugiro é o na sua prática musical! Não vá comprar ações sem saber o que está fazendo…