Esse instrumento (não) é para meninas

Ricardo LaudaresAprender um Instrumento Musical, Outros

Se eu te perguntar o nome de 10 bateristas, ou 10 violonistas ou guitarristas famosos, quase sempre essas listas vão conter uma grande maioria de homens, ou apenas homens. Mas, se eu pedisse uma lista de cantores(as), existe uma boa probabilidade de igualdade ou até superioridade no número de mulheres.

E qual o motivo disso? Bom, eu imagino que tem vários. Um pode ser que a cultura machista não deixa os holofotes destacarem as mulheres experts em instrumentos associados ao universo masculino. Afinal, cantar é legitimamente feminino, mulheres tem vozes belas e cantam para os seus filhos em todas culturas… Mas tocar bateria, tocar guitarra?? Isso exige agressividade, força…

Além disso, outro motivo pode ser simplesmente que o número de mulheres que pratica esses instrumentos é muito inferior ao número de homens. E obviamente, esse tipo de coisa não acontece só na Música. Esse artigo do New York Times fala que o motivo pelo qual existem poucas mulheres que trabalham com programação de computadores é porque a 20 anos atrás os pais decidiram que seria uma boa ideia comprar computadores para seus filhos homens, mas não para as mulheres.

Baseado nesse ponto, eu acredito que a cultura esteja mudando o suficiente para daqui a 10 ou 20 anos essa realidade mude (na Música). Eu tenho muitas alunas que tocam violão, de todas as idades. Eu vejo que a escolha de instrumentos apenas de acordo com o gênero sexual está cada vez menor. 

Se por um lado as coisas parecem mais promissoras, não dá pra negar que essa construção cultural é antiga, e portanto difícil de ser quebrada. Mas eu sugiro que um bom começo é evitar estigmas de que tal instrumento é para meninos e tal instrumento é para meninas…

Ps: Eu comecei a escrever diariamente nesse blog em Janeiro desse ano. No entanto, há alguns anos atrás eu fiz uma primeira tentativa, na qual eu iria escrever uma dica por semana (não deu certo). A primeira dica que eu escrevi foi sobre o tema de hoje, e eu compartilhei uma violonista mulher pouco conhecida que tem uma técnica e uma criatividade incrível. Leia aqui sobre a violonista Kaki King