Ver crianças disputando um campeonato de futebol de categorias de base às vezes me parece um pouco cruel. Tanta pressão, as crianças ouvindo críticas da torcida, ofensas… Já vi pais de algumas dessas crianças fazendo coisas que definitivamente não deveriam ser feitas. É muito triste…
Mas por outro lado, para quem quer seguir o sonho de jogar futebol profissionalmente, passar por isso é essencial. Imagina um menino que tem o futebol do Pelé, mas nunca jogou um campeonato. Se ele for direto pro profissional, por melhor que seja a sua habilidade, a pressão deve atrapalhar muito o seu desempenho.
E o mesmo vale para quem está aprendendo Música. Entrar em campo vai ajudar muito no seu aprendizado. Uma coisa é tocar sozinho no seu quarto, só pra você. Outra coisa é tocar em público, gravar um vídeo, tocar junto com outras pessoas…
Assim como nas categorias de base, você pode fazer isso progressivamente, tocando com apenas algumas pessoas íntimas, enviando o vídeo apenas para seus melhores amigos, etc. Com o tempo você vai ganhando experiência e confiança para encarar palcos maiores…