O sucesso para conseguir fazer uma coisa nova depende de dois fatores. Um é a eficiência.
Por exemplo: Para quem quer aprender um instrumento musical, fazer aulas com um bom professor é mais eficiente do que com um mais ou menos. Começar a aprender em um instrumento que tem um som bom e está bem regulado é mais eficiente do que começar em um violão velho que é super duro de tocar.
Mas esse é apenas um lado da moeda. O outro é a vontade, é a determinação de se dedicar ao novo projeto. Não adianta ter o melhor professor e o melhor instrumento do mundo se a pessoa não vai treinar, se ela vai desistir na primeira dificuldade, se ela vai se distrair com um novo projeto depois de duas semanas.
Esses dois fatores estão correlacionados. Se um deles é muito forte o outro pode ser menos, e ainda assim funcionar. Continuando no exemplo de aprender violão:
Se alguém está muito determinado a aprender, essa pessoa consegue com um violão de qualidade ruim, e sem professor, só pela internet. E se por outro lado a pessoa não está tão comprometida, mas tem acesso a um professor que consegue motivá-la, e até extrair resultados com pouco treino, ela também pode conseguir aprender.
Mas é claro que o ideal é que ambos os fatores estejam em alta.
A boa notícia é que quando um deles está em alta normalmente ele influencia o outro. Um bom professor e um bom método estimulam a determinação do aluno, assim como a vontade de aprender ajuda com que o estudante encontre maneiras cada vez mais eficientes de praticar.