Duas sequências de acordes

Ricardo LaudaresMemorização musical, Prática Musical, Teoria Musical

Considere essas duas sequências de acordes:

  1. Eb Bb Cm Gm Ab Eb Ab Bb
  2. A B F C# G D E F

Qual você diria que é mais fácil de memorizar??

Ambas tem 8 acordes. A primeira tem mais Bemóis (b) que a segunda. 

Para mim, sem dúvida é a primeira opção. No entanto, imagino que para a maioria das pessoas que são leigas ou iniciantes seja a segunda.
A primeira sequência está completamente dentro de um campo harmônico. Ou seja, todos acordes se relacionam entre si. Essa sequência aparece igual, ou praticamente igual, em mais de uma música (não necessariamente no mesmo tom), por exemplo:

Canon in D – Pachebel
Basket Case – Green Day
Crying – Aerosmith

Já a segunda sequência tem acordes completamente aleatórios. Portanto, a minha experiência musical não ajuda em nada a decorá-los, porque eu não tenho nada para comparar com ela e me ajudar na memorização. Minha capacidade de decorar esses acordes, ou essas letras, é virtualmente idêntica a de qualquer outra pessoa. 

Quem está começando a decorar sequências de acordes ainda não tem ferramentas para ajudar nesse processo, portanto a coisa funciona na base do decoreba mesmo. Mas com o tempo e a prática as coisas começam a ficar mais fáceis. Começam a aparecer alguns padrões que se repetem em muitas músicas. Além disso, se a pessoa estudar um pouco de teoria, ela também terá mais facilidade porque vai perceber a relação entre os acordes, e assim criar expectativas sobre quais são os acordes mais prováveis de serem utilizados.