O violão e a guitarra são instrumentos em que se pensa muito em casas e padrões que se repetem, e menos em nomes das notas. Isso tem várias consequências.
Uma que quero chamar atenção nesse texto é a de que ao treinar os desenhos das escalas é comum pensar muito nos dedos, e pouco nas notas. Por exemplo, considere a seguinte escala:
Da corda mais grave pra mais aguda – dedo 1-4; 1-3; 1-3; 1-3; 1-4; 1-4.
Muitos sabem que essa é a escala de Lá menor Pentatônica começando da nota lá. Mas quase ninguém pensa que se formos até a casa 7 da corda Ré tocamos 1 oitava dessa escala. E que se formos até a casa 5 da corda mizinha tocamos 2 oitavas dessa escala. Tocamos todo o desenho e pronto. Pensamos com os dedos e não nas notas.
Pra quem é mais avançado e sabe muitos e muitos desenhos de escalas, como seria se em cada desenho que você domina você tocasse 2 oitavas completas de cada escala e voltasse até o ponto inicial?