Na Música, altura é um conceito relacionado a quão agudo ou grave o som é. Para falar se o som é forte ou fraco (que no popular seria “alto ou baixo”), o termo técnico é dinâmica.
Quando um iniciante aprende uma levada de violão (o ritmo da mão direita), ele tem muito trabalho para fazer: Automatizar, fazer o ritmo enquanto troca de acordes, depois trocando de acordes e cantando; às vezes até lendo a cifra ao mesmo tempo que faz isso tudo.
Enquanto isso ainda é muita coisa, não há necessidade de procurar mais nada para se preocupar. Mas depois que isso fica totalmente automático e fácil, é interessante prestar atenção na dinâmica.
Você pode variar a força com que toca nas diferentes batidas. Acentuar algumas, tirar a força em outras. Isso deixa o som mais interessante. Um som que tem a mesma intensidade o tempo todo fica meio chato.
Para começar a treinar isso, um primeiro passo é tentar tocar suas levadas rítmicas com diferentes forças. Toca uma vez o ritmo inteiro mais forte. Depois experimente tocar mais leve, depois com uma força intermediária… Outra prática interessante é tentar copiar como uma pessoa experiente toca aquela levada rítmica que você está treinando. Perceber onde ela toca mais forte, onde é mais fraco…