Dica da Semana – Tocar um instrumento e os benefícios para o cérebro

Ricardo LaudaresDica da Semana, Violão para iniciantes

Olá! A Dica dessa Semana é um pequeno vídeo  sobre os benefícios que tocar um instrumento pode trazer ao seu cérebro. Em menos de 5 minutos você descobrirá uma longa lista de informações sobre o desenvolvimento cerebral através da prática musical, como por exemplo:

Tocar um instrumento….

  • Ativa múltiplas áreas do cérebro ao mesmo tempo
  • Trabalha a conexão entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro.
  • Ajuda a solucionar desafios de forma mais efetiva e criativa.
  • Ajuda no desenvolvimento de planejamento, estratégia e atenção a detalhes.
  • Melhora o funcionamento e a eficiência da memória.

 

Assista o vídeo abaixo (com legendas em Português disponíveis):

Os benefícios dependem da prática contínua e disciplinada

O vídeo de Anita Collins faz uma analogia: Tocar um instrumento é como fazer musculação (uma musculação bem abrangente, diga-se de passagem). Sobre isso, é importante ressaltar que assim como nos exercícios físicos, a disciplina e a prática contínua  ao tocar um instrumento colaboram muito nos ganhos cognitivos:

A prática disciplinada e estruturada de tocar um instrumento faz com que essas funções do cérebro fiquem mais fortes, permitindo-nos aplicar essa força em outras atividades.Anita Collins

Os benefícios para o cérebro são fantásticos, mas tem muito mais!

Os dados apresentados pelo vídeo são muito interessantes e estimulam a prática musical visando o desenvolvimento cerebral. No entanto, aprender música traz diversos outros ganhos, como aprender a trabalhar em equipe, na socialização, na autoconfiança em se apresentar para outras pessoas…

E para mim, o principal benefício é: O prazer de Fazer Música! A principal motivação de estudar um instrumento é a vontade de tocar as músicas que gosta, de modo que isso seja divertido e desafiador! Sem esse desejo de aprender, pouco ou nenhum dos ganhos mencionados nesse texto serão alcançados, concorda?? Me conte nos comentários!

Pensando em aprender violão ou guitarra? CLIQUE AQUI!