Olá! Seja bem-vindo ao primeiro Dica da Semana!
Bom… se tudo der certo, toda semana você encontrará aqui uma recomendação musical: Pode ser um vídeo, um Cd, um curso, um livro…
A dica de hoje é:
Kaki King
Acredito que a maioria dos visitantes desse site não deva conhecê-la. Kaki King é uma talentosa violonista e compositora americana, que tem um jeito diferenciado de tocar o violão. Ela utiliza o fingerstyle (significa, basicamente, tocar o violão com os dedos, sem palheta) de uma maneira percussiva (se você não entendeu nada, aguarde o vídeo no final do post, heheh)
Porque ela…
Eu tinha várias outras recomendações (aguardem as próximas semanas) para esse primeiro Dica da Semana, mas resolvi falar da Sra. King por um motivo. Se por acaso você acompanhou a final do campeonato de Futebol Americano no final de semana passado, talvez tenha visto essa belíssima campanha: #LikeAGirl (#ComoUmaGarota). Se não, invista alguns minutos no vídeo abaixo (legendas em Português):
Olha… Que existe uma desvalorização das mulheres no campo dos esportes (especialmente naqueles que exigem mais força física) não é nenhuma novidade. E de fato foi muito legal ver essa campanha, lançada no principal evento esportivo dos Estados Unidos, e que vale ressaltar, tem o maior custo de publicidade do mundo…
No entanto, o lugar da mulher no mundo da música é raramente questionado. Se eu perguntar a você, qual o seu baterista, baixista ou guitarrista preferido, eu duvido que sua resposta seja uma mulher… Isso seria pouco provável até se a resposta incluísse os 10 preferidos de cada um desses instrumentos…
E por isso Kaki King é a Dica dessa Semana. Unindo criatividade e técnica como poucos, ela foi a primeira mulher a entrar na lista “Guitar God” (Deuses da Guitarra) da revista Rolling Stone.
Infelizmente, há poucas mulheres violonistas (e bateristas, guitarristas, baixistas) de destaque no mundo como a Kaki King. Até mesmo ela não tem o destaque que merece. Por exemplo, o seu vídeo mais popular no Youtube possui hoje pouco mais de 1 milhão de visualizações. O Andy McKee, que tem um estilo parecido com o dela, tem um vídeo com 51 milhões de visualizações…
#LikeAGirl no mundo da Música
Antes de irmos para o vídeo da Sra. King, termino esse post dizendo que estou na campanha #LikeAGirl, na luta contra qualquer coisa que desestimule ou diminua a autoestima das mulheres. E vou mais longe. Acho que, especificamente, as pessoas envolvidas com Música tem que trabalhar para que existam menos diferenças entre os papéis desempenhados por homens e mulheres nesse campo. Por exemplo: as opções de instrumento das mulheres não devem se restringir ao piano, à flauta, ao violino, etc…
Por isso, embora seja uma voz de pouco destaque nesse mundão da internet, eu, Ricardo Laudares, me atrevo a lançar aqui uma nova campanha:
#PlayLikeAGirl
Portanto, se você é mulher, e toca um instrumento (principalmente aqueles típicamente masculinos, como guitarra, bateria, violão) compartilhe a hashtag #PlayLikeAGirl (ToqueComoUmaGarota). Você pode tirar uma foto tocando, por exemplo… Caso se sinta a vontade, me mande a foto que eu postarei aqui ou nas redes sociais.
Bom, é isso aí. Sem mais delongas, com vocês, Kaki King:
Se você está junto na campanha #playlikeagirl, não deixe de comentar aqui embaixo. Até a próxima semana!