Desistir X Aproveitar

Ricardo LaudaresAprender um Instrumento Musical

Uma aluna minha me contou que perguntaram para ela se ela ia desistir de aprender violão.

Engraçado, nunca ninguém me perguntou se eu ia desistir de jogar futebol. Eu já tenho 30 anos e nunca joguei nem em um campeonato amador. O time que eu torço, o Cruzeiro, nunca ganhou um campeonato mundial. Eu acho pouco provável que vá ganhar um dia, em função da diferença técnica entre os times da Europa e os daqui. Mas eu vou desistir de assistir e torcer pra ele, caso ele chegue na disputa do Mundial?? Jamais…

Seja jogar ou assistir futebol, o motivo que eu faço isso é porque é divertido, não porque eu necessito de conquistar alguma coisa.

Existem várias dinâmicas na relação entre Processo X Resultado. Tem certas atividades que o processo é interessante por si só. E no outro extremo, há atividades onde só importa o resultado. Isso varia de acordo com a atividade e com a pessoa que a realiza.

Por exemplo: quem gosta de academia aproveita o processo, além de colher os frutos do resultado. Pra quem não gosta, se não tiver resultado aquela atividade não faz o menor sentido. Engraçado que justamente essas últimas pessoas são as que tem mais dificuldade em atingir seus objetivos.

Desse exemplo tiramos uma lição importante: aproveitar o processo ajuda muito em obter melhores resultados.

Digo mais, quem aproveita o processo tira a pressão por resultados, o que alivia o medo de dar errado.

Se você é estudante de Música, especialmente se não tem nenhum objetivo como passar em uma prova, um concurso, etc, pense sempre em como o processo pode ser mais prazeroso pra você. Se esse processo for interessante com certeza você vai se aprimorar com o tempo.