A Escala Blues, ou Penta Blues é uma Pentatônica Menor que tem a adição da Blue Note (nota Blues), que é a 4ª aumentada:

Essa é uma escala muito usada nos mais diversos estilos musicais.
Às vezes, um segundo cromatismo é usado nessa escala. Veja os exemplos:


E você pode me perguntar. Qual o nome dessa escala?? Penta Blues com Sétima Maior Add (adicionada)???
Eu não duvido que alguém já catalogou essa Escala e inventou um nome parecido com o que eu dei acima. Mas a verdade é que o cromatismo não precisa ser classificado como pertencente à uma Escala. Ele é simplesmente um cromatismo e pronto.
É um cromatismo que é muito usado, principalmente na guitarra, talvez porque o desenho seja intuitivo. O guitarrista usou os dedos 1-2-3 na corda de cima, e porque precisou de uma nota a mais na corda de baixo repetiu o padrão de dedos e tocou novamente 1-2-3.
Observe que na continuação do solo de Santeria o guitarrista repete a blue note, mas não o cromatismo. Em Iron man, no riff seguinte ao que coloquei a tablatura (veja a imagem abaixo), há uma nova Escala Penta Blues, mas dessa vez sem o cromatismo adicional.

Na verdade a própria Blue Note pode ser considerada apenas como um cromatismo. Mas um que é extremamente usado (em todos instrumentos e no canto, não apenas na guitarra). Talvez ao invés de pensar a Escala Blues como uma escala nova, seja melhor pensar na Escala Pentatônica, e usar o cromatismo como uma intensão Blues, com o objetivo de deixar o som mais Blues, e em conectar as notas que rondam a blue note.
No final das contas, vale a pena observar todo cromatismo e guardar quais se repetem, como a nota blues, ou esse outro do cromatismo que mostrei, e a partir desse conhecimento tácito, adicionar essas notas no uso das escalas em improvisos e composições.