Seguindo a linha do texto de ontem, eu queria chamar a atenção de que muitas das atividades que fazemos de forma competitiva podem ser feitas de forma não competitiva, ou em outras palavras, não contabilizada.
É possível jogar ping pong contando pontos, ou simplesmente sem contar, só pelo divertimento rebater a bola lado a lado, se divertindo com as raquetadas e não com a pontuação. É possível bater bola, chutar no gol, bater faltas, fazer embaixadinhas, tudo isso sem contar.
Talvez esse seja o motivo do Brasil ser o país do futebol (ou pelo menos um dos melhores). As crianças brincam com bola antes de ser um esporte competitivo. Elas se divertem com isso. É muito mais do que o jogo. A competição é apenas um dos elementos, e que vai sendo incorporado gradualmente.
Na prática musical é possível contabilizar quão rápido você toca, quantas músicas você aprendeu num determinado tempo, etc, mas isso não é necessário. Você pode simplesmente aproveitar o processo. Sem contar, sem se comparar.
Em Inglês, a palavra play tem dois significados – tocar e brincar. Vale a pena juntarmos esses significados em Português também… Just Play…