“Tirar o Baixo da Música” – Eu acredito que essa seja a habilidade mais importante de ser desenvolvida por quem está começando a Tirar Acordes de Ouvido. A Videoaula a seguir explica como fazer isso de maneira prática e clara. Assista o vídeo abaixo, ou siga direto para os exercícios, onde você vai aprender a Música “Photograph”, do Ed Sheeran apenas utilizando a técnica de ouvir as notas do baixo.
Aula 3 – Videoaula:
Receba Novas Aulas e Dicas direto no seu E-mail!
Not an Email Forms valid form.Exercícios da Videoaula
Importante:
Lembre-se de utilizar fones de ouvido ou uma caixa de som de boa qualidade para conseguir ouvir melhor os graves.Tire de ouvido as notas do Baixo:
Tire de ouvido as notas do Baixo:
Exercícios Bônus
Importante:
Lembre-se de utilizar fones de ouvido ou uma caixa de som de boa qualidade para conseguir ouvir melhor os graves.Tire de ouvido as notas do Baixo:
Tire de ouvido as notas do Baixo:
Campo Harmônico: I V VI IV
Entenda teoricamente os acordes que você acabou de descobrir de ouvido
Nas três músicas trabalhadas nessa Aula 3 do Mini-Curso “Como Tirar Acordes de Ouvido” foram utilizados 4 tipos de acordes. São os acordes do I, IV, V e VI graus do Campo Harmônico. Eu já expliquei um pouco sobre isso nesse post: Como tirar acordes de ouvido: conhecendo o som dos acordes do I, IV e V graus do Campo Harmônico. Neste, e também nas aulas anteriores (aula 1, e aula 2), nós utilizamos apenas os Graus: I, IV e V. Agora, na aula 3, eu ADICIONEI o VI grau do Campo Harmônico.
Observe a figura:
Clique aqui para acessar uma tabela com todos os acordes do campo harmônico, em todos os tons.
Eu não expliquei como eu cheguei nesses acordes, isso é um assunto para uma mais teórica ainda, com muita matemática (que eu terei o maior prazer de criar, basta vocês me pedirem nos comentários).
Mudando o Tom de Ré Maior(D) para Dó Maior(C)
Em cada tom, acordes diferentes tem essa mesma relação. Acima eu acabei de mostrar como ficam esses acordes no tom de Ré Maior (D)
Agora eu vou mostrar como ficam esses acordes no tom de Dó Maior(C):
Preste atenção:
Uma dica para você ir guardando essas informações é prestar atenção nos acordes maiores e menores. Os Acordes do I, IV, e V graus são maiores. O VI grau é menor. Com o tempo você vai decorando esses graus de maneira intuitiva, usando a diferenciação de acordes maiores ou menores como uma memória de acesso…Mesma sequência de graus do campo harmônico – Mas começando de um outro acorde:
- Na música With or Without you, e no refrão de Photograph a ordem do campo harmonico é: I V VI IV
- Já na música Otherside, a ordem é: VI IV I V
Portanto, nas três músicas dessa aula temos a mesma sequência de de graus do campo harmônico. Nas duas primeiras a sequência começou no acorde do primeiro grau (I), e na última começou no acorde menor, no acorde do Sexto grau (VI).
Agora é sua vez de praticar:
I-V-VI-IV ou VI-IV-V-I ?
Tem um vídeo muito famoso que mostra como essa sequência de acordes é presente em grande parte das músicas pop, e pop/rock (no vídeo não fala isso, mas acrescente aí o sertanejo). É esse vídeo aqui:
Os acordes fazem parte do Campo Harmônico de Mi Maior (E). Só que em alguns trechos a banda toca I-V-VI-IV, e em outros casos a banda toca VI-IV-I-V. Você consegue perceber quando??
Os acordes são:
I- E
V- B
VI – C#m
IV- A
Se você quiser acessar ou salvar a tabela com os acordes do campo harmônico em todos os tons, clique nesse link.
Identifique outras sequências com esses mesmos graus do Campo Harmônico
No começo dessa aula você aprendeu diferentes sequências de acordes na música Photograph, do Ed Sheeran. Você já sabe que a terceira parte da música, o refrão possui a famosa sequência I-V-VI-IV. Agora eu quero que você identifique a ordem dos graus do campo harmônico da primeira e da segunda parte da música
E aí, o que você achou dessa Aula?
Eu gostaria muito de saber se você conseguiu fazer os exercícios; se você gostou da aula e se ela foi útil para você. Deixe suas sugestões e me conte como você foi nos comentários: