Praticar devagar é importante e eficaz. Se concordamos que isso é um fato, agora podemos passar pro próximo ponto que é: como praticar devagar.
Tem muitos jeitos: Você começa livremente. Em seguida você tenta tocar devagar, mas com continuidade. Ou seja, devagar mas não devagar demais ao ponto que você não consegue manter o ritmo e a fluência.
Depois você pratica com alguma referência externa. Pode ser um metrônomo, ou a própria gravação da música.
No YouTube é possível diminuir a velocidade da reprodução dos vídeos.
Você pode tocar em 75% da velocidade, 50% da velocidade e até 25% da velocidade. Aqui dá pra ver o que é devagar, e o que é devagar demais. Eu não recomendaria acompanhar quase nada a 0.25x da velocidade. Normalmente 0.75x é o suficiente, e se for alguma coisa muito rápida, 0.5x é um bom começo dos treinos.
Existem aplicativos que te dão muitos controles, como tocar em qualquer percentual de velocidade; criar loops de um trecho pequeno para você ficar praticando repetidamente, mudar a afinação, controle de equalização, etc. Eu já usei 2: Transcribe, e Amazing Slow Downer. Esse último é bem legal porque tem app pra celular que sincroniza com suas músicas do Spotify, portanto não precisa baixar ou piratear um MP3 para rodar no app.