Como contar pode melhorar seu ritmo

Ricardo LaudaresPrática Musical

Imagine uma criança brincando de pique-esconde, contando para dar tempo dos colegas se esconderem. Você consegue imaginar que ela conta os números em voz alta em velocidade constante? Você consegue imaginar, que mesmo que ela “trapaceie” e conte super rápido, ela também mantém uma consistência rítmica? Eu testei isso com meus alunos semana passada. Todos contaram como se fossem um metrônomo. Um deles contou muito rápido para “avacalhar” e mesmo assim teve precisão metronômica. Uma das minhas alunas que faz Ballet a muitos anos contou como se fosse uma professora de dança…

Toda vez que alguém disser que não tem ritmo, basta pedir para a pessoa contar. Ela vai se provar o contrário. Eis o motivo: Falar um idioma exige habilidades rítmicas para que sejamos melhor compreendidos. Portanto se você consegue falar normalmente, quer dizer que você já tem um ritmo interno.

E aqui está a grande sacada: usar a sua fala em voz alta, contando os ritmos (1, 2, 3, 4) é uma forma de aplicar essa habilidade que você aprendeu falando, no aspecto rítmico da sua prática musical. 

Eu aprendi isso com um dos vídeos que mais recomendei no ano passado, que se chama “como melhorar o seu ritmo” (How to improve your rhythm, disponível apenas em Inglês). Assista o vídeo todo se você entender um pouco de Inglês, mas caso contrário, veja como Adam Neely conta os tempos do compasso ao mesmo tempo que toca a linha de baixo de Don’t Stop Believing (tempo 4:48)
https://youtu.be/qIfD7ZN5FYI?t=288

Esse foi o vídeo que eu citei na minha lista de 10 vídeos recomendados. Mas tem um outro mais antigo desse mesmo Adam, que ele dá uma outra dica. Contar cada subdivisão: “1” “e” “2” “e” “3”  “e” “4” “e”, e depois contar sem os “e”s:
https://youtu.be/XriLos004wU

Dependendo da sua experiência e nível de habilidade, essas dicas podem ser avançadas demais. Mas o que eu recomendo para qualquer aluno, desde a aula 1, é o seguinte:

Aprenda a contar 1 2 3 4 nas músicas. Você pode fazer isso enquanto ouve música no seu carro, você pode fazer isso treinando acordes que duram 4 tempos, e contar os tempos enquanto troca de acorde sempre no 1. 

Ritmo interno todos tem. Agora basta aprender como aplicar esse ritmo no seu fazer musical.