Há muitos e muitos anos inventou-se que antes de aprender guitarra seria ideal começar pelo violão. Foi o meu caso, eu comecei pelo violão, mas 3 meses depois eu já comprei uma guitarra. Funcionou pra mim, não me arrependo. Mas eu acho que essa não precisa ser uma regra para todos.
A verdade é que quase todo mundo que gosta desses instrumentos vai ter os 2 e tocar os 2 no longo prazo, independente de qual começar. Eu tenho alunos que começaram pelo violão e compraram uma guitarra depois, assim como o contrário. É interessante conhecer as características de cada um para fazer a escolha:
O violão tende a ser um pouco mais barato. Se você está em dúvida se vale a pena investir para aprender um instrumento, ou se a grana está curta, o violão sai na frente. Ele também é mais prático, você não precisa ligar em um amplificador. Consequentemente fica mais fácil de levar para outros lugares: pra uma viagem, pra casa de um amigo, etc…
A principal vantagem da guitarra é o som. Especialmente pra quem gosta de rock, tocar com a guitarra plugada no amplificador, ainda mais com distorção, pode te deixar mais empolgado para tocar e aprender.
Outra diferença entre os dois tem a ver com o que você toca. Por um lado é possível tocar praticamente qualquer coisa em um ou no outro. Mas existe uma tendência de explorar mais solos e riffs na guitarra do que no violão. Eu por exemplo, gosto muito de cantar e tocar, e ter começado no violão me incentivou essa prática desde o começo. Talvez se eu tivesse começado pela guitarra eu desse menos atenção para as canções e mais para os solos. Mas não sei, afinal de contas, foram apenas 3 meses entre o violão e a guitarra. Eu já treinava muitos solos no violão, foi inclusive isso que me levou à guitarra tão rápido…
Mais importante do que fazer a escolha “certa”, é escolher começar…