Ciclo semanal da memória

Ricardo LaudaresMemorização musical, Prática Musical

Recentemente comecei a estacionar o carro na garagem do prédio de uma aluna. A garagem é grande, tem vários andares, por isso no primeiro dia ela desceu para me mostrar onde era a sua vaga. 

Acontece que na semana seguinte ela não fez aula, e eu voltei à garagem só 15 dias depois. Sabe o que aconteceu? Esqueci onde era a vaga…

Eu pensei comigo mesmo… Se eu tivesse vindo na semana passada eu ainda lembraria, mas como foram duas semanas de intervalo eu me esqueci.
Estava ouvindo uma entrevista com David Allen, criador do método Getting Things Done (A Arte de Fazer Acontecer em Português) e ele explicou que uma parte importante do seu método é a revisão semanal. Ele disse, baseado em dados científicos, que a nossa memória retém muitas coisas por cerca de 7 ou 8 dias, e portanto, as semanas funcionam como uma espécie de ciclo natural da memória. Ou seja, muito do que não é relembrado em uma semana acaba sendo esquecido…

De fato eu já tinha reparado nisso, como contei no meu exemplo da garagem.

Essa questão vai de encontro com algo que eu costumo recomendar para meus alunos iniciantes: façam aulas semanais. Depois de um tempo, quando o aluno tem mais independência técnica, é possível espaçar as aulas, mas idealmente quem está começando deveria fazer aulas semanais, para não correr o risco de esquecer informações importantes. 

Não só por isso, mas também para ter feedback mais rápido de coisas básicas que ele pode ter assimilado errado. Mas esse é um outro assunto…

O importante é que o ciclo semanal sugere que aquilo que estamos tentando aprender/memorizar deve ser retomado semanalmente. Seja com aulas, ou no seu próprio treino sozinho…