As coisas se repetem

Ricardo LaudaresAprender um Instrumento Musical, Prática Musical

Eu tenho uma aluna (de oito anos de idade) que gosta de cantar músicas em Inglês. Até pela idade, ela ainda não tem muito domínio do idioma. Por isso, ensinar cada frase exige muito trabalho e paciência por parte dela, porque muitas palavras têm pronúncias que ela ainda não conhece.
 
Na primeira música que trabalhamos, uma palavra que deu mais trabalho para ela ler e pronunciar corretamente foi “enough” (pronúncia-se enóf). 
O interessante é que numa segunda música, quando apareceu novamente essa palavra ela leu certo de primeira. E assim funciona aprender: as coisas se repetem. 

Começar é o mais difícil, porque até assimilar é necessário dedicar-se, frustrar-se com as dificuldades, etc. Mas depois que você aprende, aquela coisa vira sua. Você tem domínio.

A mesma coisa eu falo dos acordes. Depois que se sabe tocar alguns acordes básicos com o ritmo fluente, pronto. Já dá pra montar um show! Não que não tenham acordes e técnicas novas para aprender, aprender é infinito. Mas sempre que aparecerem coisas que já estão dominadas não tem quase nenhum esforço para aprender. E a boa notícia é que, como eu falei, as coisas se repetem…