No último final de semana ouvi um amigo me dizendo: Eu tenho vontade de aprender violão, mas parece ser complicado coordenar o movimento dos dedos, parece ser tão rápido…
Às vezes alguns alunos que estão começando também fazem queixas semelhantes, de que é difícil fazer tudo ao mesmo tempo – fazer o ritmo, trocar os acordes na mão esquerda…
Em ambos os casos o que eu falo para tranquilizar e incentivar esses amigos é o seguinte: Aprender violão é muito parecido com aprender a dirigir. Você vai fazer coisas simples com ambas as mãos… a grande dificuldade é coordenar as coisas.
Talvez a resistência e o receio de aprender coisas novas estejam relacionados ao fato que esquecemos como foi complexo aprender coisas que agora já nem precisamos pensar para executar. Por isso, vou descrever como eu lembro da minha primeira aula de direção, e vou me ater apenas à parte mais complexa da coordenação, a de passar marcha:
- O carro tem 3 pedais, da esquerda para a direita – embreagem, freio e acelerador
- Primeiro você vai apertar totalmente, até o fundo, o pedal da esquerda (embreagem)
- Com o pé apertando esse pedal você vai fazer um movimento novo, de puxar pro lado esquerdo e pra cima (o professor mostra como fazer) para engatar a primeira marcha.
- Agora você solta, com cuidado, lentamente, o pedal da embreagem, até o volante tremer.
- Em seguida, enquanto o volante está tremendo, você aperta o pedal todo da direita (acelerador), mas sem apertar fundo demais
- E ao mesmo tempo solta o pedal da esquerda.
- E depois você repete tudo de novo, mas com algumas variações
- Aprende outro movimento – outra posição do câmbio para engatar a segunda
- Agora você solta o pedal da embreagem totalmente (e devagar) antes de acelerar
- E acelera em seguida, o mais rápido possível (e no começo é difícil pensar rápido)
- E quando for parar o carro tem que pisar no freio, de preferência sem ser bruscamente
- E apertar a embreagem ao mesmo tempo, se não o carro morre.
Olha… para falar a verdade aprender a dirigir é muito mais difícil do que aprender as primeiras músicas no violão.
No entanto eu já ouvi a frase “Tocar violão não é para mim” muito mais vezes do que eu ouvi “eu nunca vou conseguir dirigir”. Engraçado né? Isso porque tocar violão não tem risco nenhum, enquanto um erro seu ou de outro motorista no trânsito pode ter consequências drásticas…
Para fechar o texto, deixe-me fazer uma conta básica: Eu aprendi a dirigir do zero, nunca tinha ligado um carro antes da Auto-Escola. Na minha época eram necessárias 15 horas de aula para fazer a prova. Vamos supor que eu fiz 20h… eu não me lembro… (eu passei de segunda, mas quando eu fiz a prova pela primeira vez eu já conseguia fazer as coisas que descrevi nesse texto razoavelmente bem).
Agora vamos supor que você faz aulas presenciais de violão, com 1 hora de duração, 1x por semana. E vamos supor que você treinou mais 2 horas por semana além das aulas. Em menos de 2 meses você teria 20 horas de prática, de algo que para fazer o básico, é bem mais fácil do que dirigir.
E não sou só eu que tem esse argumento. Pegue por exemplo esse vídeo (com legendas em Português disponíveis). O palestrante mostra que é possível tocar várias músicas no Ukulele com 20h de prática (e acho que ele nem contratou um professor, essas horas incluem o tempo que gastou para aprender afinar, encontrar aulas na internet, etc…)
Então caro amigo(a) leitor(a), se for seu desejo tocar, nem que seja só um pouquinho de violão, considere o seguinte:
Você precisa apenas ter 20h para investir e um violão que você pode pegar emprestado ou comprar e vender usado depois. Eu espero que você corra o risco de tentar.
E uma última coisa, se você tem um amigo que gosta de violão e pensa que é difícil demais, faça esse favor para mim e para ele: tente convencê-lo compartilhando esse texto com ele:
Compartilhe esse post:
E lembre-se comentários são sempre bem vindos: