Faz algum tempo eu contei a história de como começar a aprender Xadrez jogando com menos peças. Especificamente falando: de um lado um peão e um rei, e do outro só um rei. Ouvi essa recomendação do mestre em Xadrez e mestre em aprender Josh Watizkin.
Quando alguém vai aprender as figuras rítmicas da Música, são muitas figuras (são 7 figuras, assim como o Xadrez tem 7 peças diferentes). Cada uma tem uma duração. Quando a pessoa tenta aprender todas ao mesmo tempo é muita informação, demora e causa confusão para ela assimilar tudo.
No entanto, a lógica das figuras musicais é sempre a mesma. Indo da mais longa (a que dura mais) até a mais rápida, cada nota dobra a velocidade.
Como essa relação é sempre igual, porque não dedicar bastante ao treino de leitura e consciência rítmica com apenas duas dessas figuras? Depois de pegar o jeito com essas duas é só ir adicionando uma nova de cada vez, e o processo será bem mais fácil…
Eu recomendo fazer isso com as seguintes figuras: Semínima e Colcheia. A primeira dura 1 tempo, e a segunda dura metade de 1 tempo.
Eu gosto de usar essas figuras porque dá pra associar com o compasso de quatro tempos.
Quando falamos: 1 2 3 4
Cada número durou exatamente um tempo do compasso.
E quando falamos: 1 e 2 e 3 e 4 e
Cada número durou metade de um tempo, e cada letra “e” durou a outra metade.
Minha dica é fazer isso com um metrônomo. Fale os números de maneira bem sincronizada com a batida, e tente não correr ou atrasar para falar o “e”.
Tem que ficar assim: 1–e–2–e–3–e–4–e–1…
Não pode ficar assim: 1-e—2-e–3-e–4…
Nem assim: 1–e-2–e-3–4…
Depois eu gravo um vídeo demonstrando esse conceito.
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