Aprenda a Tirar de Ouvido – Exercício em 5 passos simples (aula 1)

Ricardo LaudaresTirar música de ouvido, Violão para iniciantes

Aprender música (ou qualquer outra coisa) é algo cada vez mais fácil da internet. São milhares de tutoriais, video-aulas, métodos, etc. Quando o assunto é tirar música de ouvido, é até possível encontrar algumas dicas, que podem ser boas, ou talvez nem tanto. Todavia, a grande lacuna desse aprendizado é a parte prática. Como ensinar alguém que está do outro lado da tela a tirar música de ouvido, sem mostrar o passo-a-passo, ou mesmo “corrigir” o exercício?? Bem, é esse desafio que eu pretendo encarar nessa série de aulas.

Você acha que seu ouvido é ruim?

Então essa aula é pra você! Se você dedicar alguns minutos do seu tempo e ir até o final do exercício será um bom começo para você entender que não existe ouvido ruim, existe ouvido mal treinado.


Para essa aula você vai precisar de:

  • Um violão, guitarra, ou qualquer outro instrumento melódico
  • Habilidade  para tocar solinhos, melodias simples

Aperte o play no video a seguir. Seu desafio é tirar de ouvido a linha de baixo da canção Stand by me.  O grau de dificuldade dessa tarefa depende muito da sua experiência musical, mas fique tranquilo, você terá uma série de dicas e opções para realizá-la. A razão para a escolha dessa música, é devido a sua relativa facilidade técnica, além de ser muito conhecida. Ela traz uma linha de baixo, que é algo muito importante na arte de tirar de ouvido.

A linha de baixo é a primeira coisa que ouvimos quando queremos tirar os acordes de uma canção. 


Supondo que você vai utilizar um violão ou uma guitarra, sugiro que você afine a corda Mi (E) mais grave um tom abaixo, ou seja, na nota Ré (D). Dessa forma você pode utilizar apenas essa corda para tocar essa linha de baixo.

Se você não sabe como fazer isso veja esse video que encontrei no Youtube.

A partir dessa nova afinação vou lhe dar a primeira dica. Ao clicar no link “Dica 1” você abrirá uma tablatura com todas as notas utilizadas nessa linha de baixo. Obviamente elas não estão na ordem. Cabe a você, por tentativa/erro ordená-las.

Obs: Se você acha que consegue descobrir algumas dessas notas sem essa dica, passe para frente sem clicar nela. Você poderá voltar aqui para conferí-la a qualquer momento.

 

Ok, mãos-à-obra.

Nessa aula serão apresentados alguns procedimentos básicos na arte do tirar de ouvido, que podem e devem ser utilizados em outras experiências como essa. Antes de começar eu sugiro que você utilize um fone de ouvido para ouvir as notas com mais clareza, a não ser que você tenha um som muito bom (o que não costuma ser o caso da maioria dos alto-falantes dos computadores). Vamos começar:

 

01) Pausar a gravação logo após ouvir a nota que se quer descobrir

Uma melodia é um conjunto de notas que são tocadas em uma sequência. Quando o nosso ouvido está treinado é possível identificar uma ou mais notas em sequência com faclidade. No entanto, é comum ficarmos em dúvida sobre se uma determinada nota está certa. Para isso o melhor procedimento é pausar a gravação imediatamente após ouví-la e depois “achar” essa nota no instrumento.

Quando o ouvido está pouco treinado esse trabalho pode ser mais laborioso, demandando que se descubra nota por nota. Isso pode ser feito dessa mesma forma. Assim que ouvir a nota, pause a gravação e tente encontrar essa nota nas casas do violão ou nas teclas do piano, por exemplo.

No arquivo de audio a seguir você irá ouvir um pequeno trecho  com a primeira nota da melodia, que é tocada duas vezes. Esse pequeno trecho é uma simulação do que você deveria fazer com arquivo de audio original, que deveria ser pausado após ouvir essa nota que se quer descobrir.

E então? que nota é essa?

Selecione a sua resposta no Menu ao lado. Qual nota você identificou no audio acima?

Alternativa 1:

A|---|
D|-2-|

A nota  Mi

Alternativa 2:

A|---|
D|-7-|

A nota Lá

Alternativa 3:

A|---|
D|-0-|

A nota Ré

Obs: Lembre-se que a tablatura está para um violão ou guitarra com a corda mais grave, amizona” afinada um tom abaixo, em Ré.




 

2) Foque nas notas mais importantes ou mais claras.

Nem sempre conseguimos acertar ou identificar todas as notas da melodia. Mesmo assim é importante ter uma visão do todo, ou seja ir do começo ao fim.

Agora você vai identificar as notas que são as mais hierarquicamente importantes, aquelas que se destacam mais. São as notas que correspondem aos acordes. Por exemplo, a primeira nota da melodia: Lá, corresponde à fundamental do primeiro acorde da música, que é Lá Maior (A).

 

Daí a importância de prestar atenção na linha de baixo, porque serve de referência para descobrir os acordes da música.

 

No arquivo de audio a seguir, eu ressaltei essas notas, que são aquelas que repetem e são um pouquinho mais longas. Aquelas notas que são mais rápidas e fazem a ligação de uma nota a outra serão aboradas nos próximos passos.

 


Selecione a sua resposta no Menu ao lado. Quais notas foram destacadas no audio anterior?

Alternativa 1:    Lá – Lá – Fá# – Ré – Mi – Lá

D|-7-7(*)7-7(*)4-4(*)4-4(*)0-0(*)2-2(*)7-7|

Notas  Lá – Fá# – Ré – Mi – Lá

Alternativa 2:

D|-7-7(*)7-7(*)0-0(*)0-0(*)4-4(*)2-2(*)7-7|

Notas Lá – Ré – Fá#  – Mi – Lá

Alternativa 3:

D|-7-7(*)2-2(*)0-0(*)4-4(*)0-0(*)2-2(*)7-7|

Notas Lá – Mi – Ré – Fá#  – Mi – Lá

* O asterisco corresponde às notas que foram silenciadas na gravação.




3) Preste atenção na direção melódica.

Se uma melodia é um conjunto de notas tocadas em sequências, podemos dizer que de uma nota para a próxima é possível acontecer 3 coisas:

1. A nota pode ir do grave para o agudo.

2. A nota pode ir do agudo para o grave.

3. A nota pode ser repetida, sem alterar o seu caminho melódico.

 

A direção meódica, ou o contorno melódico referem-se aos três possíveis movimentos que podem acontecer de uma nota para a outra. Ao tirar de ouvido, é importante prestar atenção nessa direção para descobrir se a nota que você está buscando é mais grave, mais aguda ou se é uma repetição da anterior.

 

Observe o começo da melodia na tablatura abaixo:

D|-----------------------|
A|-----------------------|
D|-7--7----(x)-(y)-7--7--|

Essa não é uma aula de matemática, mas eu quero que você descubra quais casas (ou quais notas) equivalem a “x” e “y”. Você já deve presumir que as notas “x” e “y” são mais graves que a nota Lá (casa 7), que afinal é a nota mais aguda da melodia. Logo, o que falta ser definido é se a nota “x” é mais grave ou mais aguda que a nota “y”, e claro, descobrir quais são essas notas.

A partir dessa explicação, ouça o audio e assinale a alternativa correta: (agora sim, eu falei igual na prova de matemática…)

 

 

Selecione a sua resposta no Menu ao lado. As notas em parênteses que correspondem à “x” e “y” são:

Alternativa 1:

D|-7--7----(0)-(4)-7--7--|

Notas Lá-Lá—Ré-Fá#-Lá–Lá–|

Alternativa 2:

D|-7--7----(2)-(6)-7--7--|

Notas  Lá-Lá—Mi-Sol#-Lá–Lá–

Alternativa 3:

D|-7--7----(4)-(2)-7--7--|

Notas  Lá-Lá—Fá#-Mi-Lá–Lá–




4) Diminua a velocidade

Essa dica é usada antes do computador. Os músicos diminuiam a velocidade de rotação do vinil para diminuir a velocidade com a que a música era reproduzida, mas isso também alterava a frequência, ou seja eles tiravam a música em outro tom, ou no mesmo tom uma oitava abaixo. Isso é só uma curiosidade, qualquer dúvida deixe um comentário. Mas o importante é que hojé é muito fácil acessar programas que diminuam a velocidade da música. Pessoalmente eu já usei o Amazing Slow Downer [site oficial] e hoje utilizo o Transcribe [site oficial].

No audio abaixo eu diminui a velocidade de um trecho da melodia. Ouça e marque a alternativa certa:


Selecione a sua resposta no Menu ao lado. O trecho ouvido corresponde à:

Alternativa 1:

D|7-7--4--4---0--4-4|

Notas Lá-Lá–Fá#-Fá#—Ré–Fá#-Fá#

Alternativa 2:

D|4-7-4--4---0--4-4|

Notas Fá#-Lá–Fá#-Fá#—Ré–Fá#-Fá#

D|7-6--4--4---2--4-4|

Notas Lá-Sol#–Fá#-Fá#—Mi–Fá#-Fá#




5) Divida em partes

Na verdade esse procedimento nós já estavamos fazendo. Podemos dividir essa melodia em cinco partes, uma para cada acorde (A-F#m-D-E-A). Na dica 3, a respeito da direção melódica, você aprendeu a primeira parte. Quando a velocidade foi diminuída, na dica 4, você aprendeu na segunda parte. Agora você vai transcrever as partes 3 e 4.

O audio a seguir, corresponde à terceira parte. Lembre-se de utilizar o que foi falado até aqui: Pausar em uma nota específica; pensar nas notas mais importantes; pensar no contorno melódico que liga essas notas… E você também tem a opção de baixar o MP3 dessa música e algum programa para diminuir a velocidade de sua reprodução.

Ouça o audio abaixo e confira sua resposta a seguir:

 

 

Selecione a sua resposta no Menu ao lado. Alternativa 1, 2 ou 3??

Alternativa 1:

D|4-2-0---2-|

Notas: Fá#-Mi-Ré–Mi

Alternativa 2:

D|2-4-0---0-|

Notas: Mi-Fá#-Ré–Ré-

Alternativa 3:

D|4-2-0---0-|

Notas: Fá#-Mi-Ré—Ré




* Quarta parte

A importância de dividir em partes é para você organizar a tarefa, indo passo a passo, mas também pode ser útil no sentido de  criar um loop de cada trecho. O Loop serve para você ir tentando tocar junto com a música. Serve tanto para testar se as notas “casam” como para treinar a parte técnica, de conseguir tocar no tempo certo.

No audio a seguir você ouvirá um loop da quarta parte. Você pode criar loops nos programas que já citei anteriormente. Outra alternativa é utilizar um editor de audio como o Audacity[site oficial], e nele copiar e colar o trecho várias vezes…


Selecione a sua resposta no Menu ao lado.Qual a resposta correta?

Alternativa 1:

D|0-4-2---2-|

Notas: Ré-Fá#-Mi—Mi

Alternativa 2:

D|4-0-2---2-|

Notas: Fá#-Ré-Mi—Mi

Alternativa 3:

D|0-0-2---2-|

Notas: Ré-Ré-Mi–Mi




 Concluindo

Chegamos à última parte. Ouça o audio a seguir e marque a resposta certa.


Selecione a sua resposta no Menu ao lado. Quais notas correspondem ao trecho final dessa melodia?

Alternativa 1:

D|2-2-7--7|

Notas: Mi-Mi-Lá–Lá

Alternativa 2:

D|2-6-7--7|

Notas: Mi-Sol#-Lá–Lá

Alternativa 3

D|4-6-7--7|

Notas: Fá#-Sol#-Lá–Lá


 


Siga o Ricardo e fique por dentro de tudo!  

Espero que você tenha gostado do exercício. Clique no link abaixo se você quiser ver a tablatura completa dessa melodia, para tirar alguma possível dúvida.

Obrigado pela visita. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários ou me mande uma mensagem! E fique ligado que novas aulas de tirar de ouvido virão! Até breve…

Espero que você tenha gostado do exercício. Clique no link abaixo se você quiser ver a tablatura completa dessa melodia, para tirar alguma possível dúvida.

 

Obrigado pela visita. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários ou me mande uma mensagem! E fique ligado que novas aulas de tirar de ouvido virão! Até breve…

Sobre o Autor

Ricardo Laudares

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É professor e músico profissional. Possui mestrado e graduação em Educação Musical, graus obtidos na UFMG. Trabalha com aulas e tocando guitarra, violão, canta, cria arranjos. Nas horas vagas gosta de assistir e jogar futebol, embora a sua habilidade dentro de campo não seja a mesma que tem com as notas musicais.