Antes de conseguir tocar sem errar

Ricardo LaudaresPrática Musical, Violão para iniciantes

Para quem está aprendendo sua(s) primeira(s) música(s) é importante saber desde o começo que em algum momento você vai errar, vai dar uma atrapalhada, uma perdida. E isso é normal. Faz parte do processo.

E com algum treino você vai conseguir tocar a música toda sem errar.

Ok, a maioria das pessoas já espera isso.

O que eu insisto com meus alunos iniciantes, que parece não ser tão óbvio assim, é o meio desse processo. Você já sabe tudo que tem que fazer, mas mesmo assim você vai errar, em algum momento aleatório. E aí? O que você faz? para e começa de novo? Para e retoma dali?

Não. Pelo menos não o tempo todo…

Você tenta continuar tocando sem parar. Talvez você até pare de tocar, mas sem parar a música… Ou seja, a melodia continua, você simplesmente dá uma paradinha, imagina qual é o próximo acorde, qual é a próxima entrada, e entra nesse ponto futuro, como se tivesse tocando sem parar.

Essa consciência de onde está na música (de que era para tocar o acorde X, tocou o Z por engano, mas que o próximo é o Y, e você consegue tocar o Y na hora certa), essa consciência também é uma habilidade importante. Uma habilidade que se você parar de tocar toda hora que errar você vai ter mais dificuldade de adquirir.