Ano novo e suas metas

Ricardo LaudaresPrática Musical

Os Babilônios são conhecidos por serem os primeiros a fazerem promessas de ano novo. Só que o ano novo deles era em Março, o que tinha relação com o ciclo da Plantação, e não com o calendário Gregoriano que usamos hoje. A História mostra que a data de ano novo mudou ao longo do tempo, e ainda hoje é variada entre povos e culturas, como por exemplo o ano novo Judaico e o Chinês. 

Outra coisa que mudou muito foi o tipo de promessas. Elas passaram de promessas religiosas para seculares. Deixamos de prometer para divindades para prometer para nós mesmos. 

Não sei se éramos mais competentes quando fazíamos promessas para os deuses, mas as estimativas são que, atualmente, apenas uma pequena parte das pessoas conseguem atingir suas metas de ano novo…

Minha opinião sobre metas de ano novo são duas:

  1. Mesmo que você não atinja, é interessante usar desse acontecimento cultural para nos motivar a fazer alguma avaliação e algum planejamento de melhora.
  2. Embora na nossa cultura o ciclo seja de 1 ano, começando em Janeiro, você pode pegar a ideia e fazer do seu jeito, no seu tempo.


Falando de aprender Música: Você escolhe como é o seu ciclo. Ele pode ser baseado num período de tempo, mas também pode ser baseado na sua percepção de que aquilo que você estava praticando está bom o suficiente, e/ou que agora você precisa praticar outra coisa. 

Em outras palavras: Se você quer aprender e praticar Música com longevidade, é interessante buscar novas metas sempre. Você pode fazer isso quando quiser, mas se o espírito do ano novo te ajudar, aproveite.


Se você gostou do assunto, assista esse vídeo de 3 minutos sobre compartilhar suas metas com as outras pessoas: https://www.ted.com/talks/derek_sivers_keep_your_goals_to_yourself?language=pt-br