Há um ano, estava aqui na terra da minha mãe, Carmo do Paranaíba – MG, na véspera de natal, ajustando os últimos detalhes do meu site pessoal: definindo a logomarca, configurando os layouts das páginas, verificando se tudo estava rodando, etc – para então divulgá-lo oficialmente.
O site foi o marco de uma decisão que tomei meses antes – a de desistir da carreira acadêmica e assumir total responsabilidade pelo gerenciamento da minha carreira de Professor e de Músico Profissional. E e o passo inicial que escolhi foi criar um site pessoal que servisse como meu portfólio virtual, onde as pessoas pudessem visitar e conhecer o que eu faço, e saberem o que tenho a oferecer para elas.
Nesse ano, a minha prioridade foram as aulas particulares de violão e guitarra. E com a ajuda do site; do Google; das redes sociais e claro, dos amigos, eu pude alcançar muitas pessoas nesse ano, e dar aula para 28 novos alunos em 2015. Pude aprender muito com os meus alunos, sobre Música, e sobre processos de aprendizagem. Eles são responsáveis pelo meu amadurecimento como professor e por inspirarem confiança de que a minha carreira pode me dar uma segurança financeira assim como qualquer outra profissão.
Aproveitando a deixa para recapitular outras realizações profissionais desse ano eu tenho que agradecer a oportunidade de assumir o ensino fundamental II da Escola Theodor Herzl… Uma escola que tem uma comunidade fantástica e que propiciou que eu ensinasse Música de uma maneira que acredito ser das melhores e mais eficientes: através da prática de conjunto em bandas… Comecei em Fevereiro e no Mês de Maio meus alunos estavam se apresentando ao vivo na Festa de Israel, um evento que reuniu cerca de 8 mil pessoas!!
No meio do ano fiz um curso fantástico de empreendedorismo, o Empretec – curso com a chancela da ONU ministrado em todo o mundo… Nesse curso era necessário montar um negócio com o qual nunca tivesse trabalhado e lucrar no prazo de 6 dias. Fiquei surpreso com o meu resultado, nunca imaginei que conseguiria vender quase 1000 Reais de pão de queijo em apenas 3 dias. O curso me fez conhecer muita gente legal e ter uma rede de contatos super interessante de empreendedores. Mas pra mim, ainda mais legal foi saber que eu tenho uma rede de amigos muito grande que eu posso contar, afinal de contas, apesar do pão de queijo ser bom, muitos compradores são amigos que estão aí pra ajudar no que for preciso…
Nem só de coisas novas o ano acontece. Em 2015 completei 3 anos tocando na banda da talentosa Tânia Azze. Foram 27 shows, entre acústicos e com a banda – um pessoal que tenho o maior prazer de tocar junto. Ter um bom ambiente de trabalho é tudo nessa vida, e meus companheiros de banda, de Escola e meus Alunos propiciam isso para mim.
Por último. mas não menos importante, esse ano comecei o curso de Canto Contemporâneo com o professor Ariel Coelho além de continuar com os coachings que havia começado no final do ano anterior. Essa formação está me ajudando muito a desenvolver minha carreira não apenas como guitarrista e violonista mas também como cantor.
E é nesse momento que o site entra de novo. Eu comecei a gravar alguns vídeos do meu trabalho como cantor e você pode encontrar todos eles no link: http//ricardolaudares.com.br/videos.
Hoje estou aqui de novo no Carmo do Paranaíba, terminado de escrever esse post, para em seguida entrar imediatamente de férias!! (após dois anos sem tirar férias de mais de uma semana) Quero agradecer a todos que fizeram parte dessa caminhada nesse ano e expressar a confiança de que o ano de 2016 será ainda melhor.
Boas festas e até o ano que vem!