Agora toque sem parar

Ricardo LaudaresPrática Musical

Eu tenho muitos alunos que começaram a tocar violão a partir das minhas aulas. Vendo esse processo tantas vezes ao longo desses anos, eu sei que uma das partes mais difíceis no começo é trocar de acorde sem parar de fazer o ritmo na mão direita.

O motivo pode ser a falta coordenação, ou de automatismo rítmico. E isso vem com o treino, como eu já falei aqui. Mas tem um outro motivo é que o aluno estar mais preocupado com outra coisa. Às vezes ele está achando que o som dos acordes está feio, ou incomodado que o dedo não foi pro lugar certo, ou que “furou” uma palhetada. E nesse momento ele dá uma “paradinha” para consertar. 

Fazer isso de vez em quando não tem problema, mas às vezes eu vejo alguns alunos iniciantes fazendo isso o tempo todo. Por isso eu sempre recomendo:

Em algum momento do treino o seu objetivo número 1, a sua prioridade, é tocar sem parar. Não importa se o acorde mascou, se o dedo foi pro lugar errado, etc… 

Mais sobre isso nessa dica rápida no meu Instagram: https://www.instagram.com/p/Bi0T9cDgOB4/

Isso vale para iniciantes mas vale para qualquer coisa difícil que você está treinando também. Está dividindo uma coisa complexa em partes? Junte tudo no final do treino. Está praticando só aquele trechinho difícil? Agora toque de antes, passe por ele, e siga para a próxima parte. 

E não se esqueça de treinar devagar hein? Devagar e sem parar é o segredo…