A velocidade rápida pode ser a mais fácil

Ricardo LaudaresPrática Musical

Estou preparando uma música para ser gravada com alguns alunos. Eu gravei um áudio para eles tocarem junto em 3 velocidades diferentes: a velocidade que será feita a gravação, 85% da velocidade e 70% da velocidade.

Num primeiro momento, coloquei a versão a 0.85x e o aluno tocou junto com ela. A partir desse primeiro contato, selecionamos as partes difíceis, treinamos cada uma isoladamente e repetimos a performance na velocidade 0.85x. Depois fomos para a velocidade 0.7x e por fim tocamos na velocidade normal.

A velocidade normal poderia ser a mais difícil porque era a mais rápida, mas na verdade não, ela foi a mais fácil. Foi a mais fácil primeiro porque a música em questão de fato não era muito rápida, mas principalmente porque a parte difícil é ter a paciência de repetir devagar algumas vezes, e também de ter o controle de tocar devagar. Depois acelerar um pouco fica fácil.

Ps: Eu já perdi as contas de quantos textos eu já falei sobre treinar devagar. Mas eu aposto que ainda não foi nem 1/10 do que eu vou escrever sobre isso. Acho que esse é o mantra de muitos professores de Música, e eu nunca vou me cansar de repetir:

Treine devagar!