A escala Pentatônica é um dos fenômenos mais universais da música. Ela está presente em diversas culturas, ocidentais e orientais. Do ponto de vista didático, suas aplicações são inúmeras.
No violão e guitarra, para desenvolver a técnica de tocar solos, e também de criar e improvisar, ela é quase sempre a primeira lição.
No canto ela tem aplicações bem interessantes, do básico ao avançado. Pra quem já é experiente, treinar a Pentatônica ajuda muito naqueles efeitos vocais rápidos, estilo “The Voice”, porque quase sempre as notas rápidas se restringem às dessa escala. E para quem está começando, e está aprendendo a cantar afinado, as notas da Pentatônica são mais fáceis de cantar.
Ela é tão forte na nossa cultura, que no vídeo abaixo o público canta as notas dessa escala de maneira fortemente intuitiva. Logo no começo do vídeo, após o “professor” Bobby McFerrin dar duas notas para o público, eles adivinham a terceira sem que ele a cantasse antes. Em seguida, com pouquíssimo treinamento, eles conseguem cantar as notas da escala corretamente enquanto McFerrin cantava uma outra melodia simultaneamente.
Esse vídeo faz parte dos 10 vídeos que mais mostrei para os meus alunos em 2018. Em breve, mais um post sobre um desses vídeos. #sugestaodolaudares