4 motivos para praticar power chords

Ricardo LaudaresPrática Musical

Power chords são acordes muito usados na guitarra e no rock. Acho que o termo “acorde poderoso” vem do fato desse acorde soar bem com distorção, o que deixa o som pesado (pesado, termo associado ao “heavy” metal – metal pesado).

Embora esse acorde seja um elemento bem característico do rock, eu acho que todo violonista deveria praticar pelo menos algumas músicas com esse acorde. Por 4 motivos:

  1. É um acorde que ajuda a aprender as pestanas. A maior parte das pestanas que usamos no dia a dia utiliza os dedos 1, 3, e 4, na mesma configuração do power chord.
  2. É um acorde que você movimenta lateralmente e verticalmente com a mesma configuração de dedos. Isso também é uma técnica importante que não treinamos no começo, porque os acordes costumam mudar todos os dedos, logo não trabalhamos essa habilidade. É muito comum ao treinar os power chords, que ao mover lateralmente, os dedos se encolham. Treinar power chords é um jeito de treinar manter uma forma de acorde que é fácil de transportar no braço do violão.
  3. O power chord trabalha a força nos dedos. Ele trabalha uma certa abertura dos dedos, e trabalha o mindinho.
  4. Power chords, assim como as pestanas, deixam claro uma relação espacial entre as notas e acordes, que não percebemos tocando os acordes básicos do violão.
Embora seja mais fácil encontrar power chords no repertório do Rock, é possível encontrar esses acordes em outros estilos, como MPB, sertanejo… Além de encontrar, é possível criar arranjos utilizando esses acordes nesses e outros gêneros. As possibilidades são muitas.

Atualização: Um quinto motivo para praticar power chords.