21 dias e um novo hábito

Ricardo LaudaresOutros, Prática Musical

Hoje é 21º dia consecutivo que eu publico nesse Blog.

Certa vez, eu ouvi falar que um novo hábito se forma justamente em 21 dias. Pesquisei sobre isso e descobri que essa afirmação, embora amplamente divulgada, é pouco provável de ser verdadeira. Alguns estudos falam que em média um novo hábito é formado em 66 dias. Em média… Um hábito difícil provavelmente levará mais tempo.

Até o momento eu não sinto que adquiri o hábito de escrever e publicar todos os dias. Pra falar verdade, não vejo diferença alguma entre o dia 10 e o dia 21.

Tem dias que é fácil, tem dias que é difícil. Tem dias que eu escrevo em poucos minutos, tem dias que fico mais de uma hora e não sai. Tem dias que eu fico bem satisfeito com o que eu escrevi, e tem dias que não.

Acho que essa é grande questão. Só dá pra escrever bem se eu escrever sempre. Tem que ter o razoável, o mais ou menos e o ruim; pra depois ter muitos dias bons, e uma vez ou outra, ter o genial.

O objetivo não é criar o hábito. O objetivo é a partir do hábito encontrar o meu melhor.

Eu vou ficar feliz se de fato eu conseguir manter esse hábito por 66, ou 200, ou mais de 365 dias consecutivos. Mas eu vou ficar feliz mesmo é se durante o processo eu perceber que estou melhorando minha capacidade de articular e comunicar minhas ideias.