O que é melhor? Treinar 15 minutos por dia, todos os dias; ou apenas 1x por semana, por 2 ou mais horas de duração??
Em quase todos os casos eu diria que 15 minutos por dia. Isso é consenso entre os professores de Música, e provavelmente entre os de Inglês, de Ioga, etc…
Mas eu acho que vale aprofundar o porque de cada opção e inclusive considerar um tipo de caso em que isso não seria o mais recomendável.
Começando por esse último ponto. Quando seria recomendável treinar mais tempo 1x na semana do que 15 minutos todo dia?
Quando 15 minutos não suficientes para gerar progresso. Quando o resultado vem de mais minutos de dedicação ininterrupta. Algumas situações que eu posso dar como exemplo:
- Tirar uma música de ouvido que não é trivial pra você. O processo de tentativa e erro, de escutar incontáveis vezes até conseguir descobrir de ouvido o que deve ser tocado costuma exigir muito tempo de dedicação. Não é incomum eu gastar 1 hora para tirar menos de 1 minuto de música quando ela é mais complexa. Interromper essa tarefa para dividi-la em 15 minutos por dia não seria eficiente. Na verdade seria bem provável de causar a desistência desse objetivo.
- Compor uma música pode ir pelo mesmo caminho. Interromper um processo para continuar no outro dia também não faz sentido. No outro dia você vai estar com outras ideas, e vai, para bem ou para mal, “perder o fio da meada” do que estava realizando no dia anterior.
Para fazer uma analogia, 15 minutos por dia é ótimo para quem escreve no Twitter ou até um blog (eu gasto mais que 15 minutos para escrever mais da metade dos meus textos), mas acho que não seria eficiente para escrever um romance ou um trabalho científico.
15 minutos por dia funciona para muito bem para treinar o que você já sabe que tem que fazer. Vamos supor que você está aperfeiçoando uma música, ou tem um determinado exercício que gasta 15 minutos para fazer. Esses 15 minutos por dia certamente causam um efeito cumulativo que traz bastante resultado ao longo do tempo. Por exemplo: fazer aula 1x na semana, e ter a orientação do professor para praticar algo por 15 minutos por dia até a aula seguinte é uma fórmula de sucesso comprovada.
Para mim, outra vantagem de fazer algo todos os dias, mesmo que por apenas 15 minutos, é que isso te obriga a escolher poucas coisas pra fazer. Embora seja possível, eu acho pouco provável que alguém consiga praticar 10 ou 15 atividades todos os dias por 15 minutos. Portanto, a vantagem de praticar algo todos os dias não é apenas a de que você vai treinar constantemente, mas que você vai adiar outras coisas que também tem vontade de fazer para focar nessa que te interessa mais agora.