Em 2009, quando estava fazendo intercâmbio em uma faculdade de Música nos Estados Unidos (FAU), eu pude fazer uma master class e uma aula com um o criativo e virtuoso guitarrista Richard Padrón.
Ele me passou um exercício que eu considero um dos melhores para praticar o posicionamento e o condicionamento físico da mão esquerda. Por sorte, ele também compartilhou o mesmo exercício no Youtube:
Assista: Richard Padrón: Exercises for Speed for D’Addario Strings
Algumas observações: Embora o título do vídeo seja “exercícios de velocidade”, quando ele me passou o exercício pessoalmente ele me falou da sua importância para aprender a posicionar a mão esquerda corretamente. Observe no vídeo como a palma da mão dele fica paralela ao braço da guitarra, e como seus dedos estão arqueados. Talvez ele tenha dado o título de exercícios de velocidade no Youtube para atrair mais cliques. Tem muito mais pessoas buscando tocar rápido do que buscando ter um bom posicionamento técnico da mão. No entanto o último é pré-requisito para o primeiro. Onde eu quero chegar é que não é necessário praticar esse exercício com muita velocidade, principalmente no começo da prática.
Outra observação: Quando eu falo que esse exercício é avançado, eu não quero dizer que é preciso ter anos de experiência para aprendê-lo. Se você já toca alguns solinhos, e/ou faz exercícios de 1,2,3,4 você já está pronto. Mas eu por exemplo, fiz esse exercício com muitos anos de experiência e um bom nível técnico, e mesmo assim ele fez muita diferença para mim. Ou seja, ele é um exercício recomendado até para avançados.
PS: O exercício que me refiro é o do começo do vídeo, até uns 2 minutos de duração. O exercício de arpejos eu não cheguei a fazer.